*Workshops em Abril - Cursos Trimestrais:*

oficina corpo-imagem-teatro
“Uma carta Coreográfica”


Partindo de um convite da Direcção-Geral das Artes, Madalena Victorino, coreógrafa portuguesa, construiu uma exposição sobre a Dança, que se intitula "Uma Carta Coreográfica". 
Esta exposição divide-se em duas estações: "O Corpo como Adivinha" e "A Dança como Fábula" e nela figuram fotografias dos mais conceituados otógrafos portugueses e estrangeiros, além de pistas para a leitura e traçados coreográficos que convidam à dança. 
Na oficina corpo-imagem-teatro, a exposição “Uma Carta Coreográfica” leva-nos à descoberta do corpo no lugar do teatro. O corpo da dança ou “corpo abstracto” serve como ponte para uma descoberta e consciência da relação do corpo com o outro e com o espaço. Em exercícios de dança-teatro ou teatro-fisico, descobriremos o “corpo em situação”, a teatralidade do corpo, numa viagem que nos deixará simultaneamente mais perto de nós próprios e mais expandidos no espaço.
 

Objectivos:
· Interagir com a exposição “Uma Carta Coreográfica” como mote para um trabalho de redescoberta
corporal.
· Explorar as dinâmicas físicas propostas na exposição, através de jogos que levam a uma
relação física com o espaço e o outro.
· Praticar a flexibilidade de perspectivas sobre nós mesmos, através do movimento.
· Optimizar as possibilidades expressivas de cada um.
· Criar novos estímulos poéticos e visuais para o trabalho em colectivo.
· Reconhecer a imaginação como o músculo mais importante, num trabalho onde cada corpo é
um mundo singular e original.
· Valorizar a expressão pessoal e a generosidade da comunicação com o outro.
 

Destinatários: dos 7 aos 77 anos

Duração: 4 horas
Data: 17 e 24 de Abril de 2010
Horário: Sábados - das 15h00 às 17h00
Preço: 30 €
Número mínimo de participantes: 5
Número máximo de participantes: 15
 

Orientadora: Joana Pupo


A Leitura na Sala de Aula


Ler é muito mais do que abrir a boca, articular e debitar sons que formam palavras e, por sua vez, frases. Numa estrutura de superfície, importa à Leitura a compreensão, a interpretação, a intenção, a pontuação, o ritmo, a respiração, a colocação da voz e envolvência.
No entanto, se olharmos mais atentamente à estrutura de profundidade, percebemos que a ferramenta Leitura cuida e interfere com um aspecto fundamental do desenvolvimento pessoal com repercussões no sucesso escolar / profissional / social / etc. a auto-estima, a confiança. 
Este workshop procura munir os agentes do universo da Educação de técnicas importadas do Teatro a  respiração, articulação, projecção, interpretação, ritmo, abordando, também, a importância da linguagem do corpo para o desenvolvimento de uma maior e melhor auto-estima e as repercussões deste processo de consciencialização na participação do aluno em ambiente de sala de aula e, inclusivamente, como individuo.
Objectivos:

 Desenvolver a articulação / produção correcta das palavras
 Aquisição de uma nova consciência da respiração e da sua importância na Leitura 
 Aprimorar a Interpretação e a Expressividade
 Desenvolver o prazer divertido pela leitura
 Descontruir o “Medo” da leitura em voz alta e em público
 Desenvolver e solidificar a auto-estima
 Espírito de grupo
Conteúdos:
Consciencialização orgânica do aparelho fonador – abordagem introdutória
A respiração e a postura na hora da Leitura
A pontuação
Articulação
Jogos Dramáticos – desenvolver a confiança e espírito de grupo
A intenção / as sensações / a expressividade

A interpretação
Nota: Todas as sessões são práticas, isto é, com leitura prática de textos
 

Destinatários: Todos os agentes do universo educativo: professores, educadores, etc.


Duração: 15h
Data: 10 de Abril a 8 de Maio de 2009
Horário: Sábados das 10h30 às 13h30
Preço: 100 €
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo de participantes: 12


Orientadora: Prof. Susana Moura



Workshop de Escrita Criativa

Nem todos são poetas ou romancistas ou, ainda, ensaístas, mas todos podem escrever e, como tudo, é
uma questão de começar e compreender a organização do mundo das palavras. Este workshop visa
compreender algumas técnicas que fazem parte da estrutura do discurso escrito enquanto objecto criativo/literário e, assim, permitir conhecer alguns dos vários caminhos possíveis para facilitar a tarefa na
hora de escrever um texto. Como para se conceber um livro não basta escrever, fazer-se-á uma abordagem
introdutória à máquina engenhosa responsável pela feitura de um livro.
Objectivos:
· Desenvolver e aprimorar a competência do discurso escrito;
· Desenvolver a consciencialização do que nos rodeia e a competência da observação – como utilizar ingredientes do quotidiano;
· Compreender a importância da intertextualidade;
· Compreender o processo de construção do objecto – livro.
Conteúdos:
· Jogos de observação em campo;
· Exercícios de contrução de personagens;
· A escrita criativa em contexto laboral;
· Introdução ao processo de construção do objecto –livro.
 

Destinatários: maiores de 16 anos

Duração: 21h
Preço: 75€
Data: 6 de Abril a 18 de Maio de 2009
Horário: 3ª-feira: das 18h00 às 21h00
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo de participantes: 12


Orientadora: Prof. Susana Moura
 



Curso de Escrita Criativa para Crianças

Durante o percurso escolar inicial, o processamento de texto é uma das competências a desenvolver com maior importância, não me deixam mentir as insistentes composições no final de cada teste que todos os alunos enfrentam e da qual querem fugir a sete pés. 
Este Workshop tem o intuito directo de ajudar alunos do 1º e 2º ciclo a perceber todo o processo de
construção de um texto narrativo de uma forma divertida. É importante que os alunos, além de cumprirem bem os objectivos escolares, também gostem de os realizar. É também da recuperação do gosto pela escrita que este workshop se ocupará. 

Durante este curso, procurar-se-á explorar estímulos para o desenvolvimento da imaginação e vamos todos dar muitas opiniões, é preciso dar voz aos mais pequenos e saber ouvi-los. A leitura será presença assídua no final de cada sessão. Todo o curso desenvolver-se-á em torno de um texto - Palavras Gordas – do qual os alunos farão o desenvolvimento.
Todos juntos vamos escrever uma estória!

Objectivos:
 Desenvolver e aprimorar a competência do discurso escrito;
 Facilitar e estreitar o entendimento com a Língua Portuguesa através das estórias;
 Exercitar a imaginação;
 Desenvolver o espírito crítico;

Desenvolver a competência da observação.
Conteúdos:
1º dia – jogos lúdicos e análise de documentos: fotografias, desenhos, outras estórias; brainstorming; leitura do texto de partida: Palavras Gordas;
2º dia – Jogos de observação em campo. Ler uma estória;
3º dia - Contrução de Personagens: caracterização física e psicológica. Adjectivos – Como e quando usá-los. Ler uma estória.
4º dia – Quem/ Onde/ Como/ Quando/ Porquê/ - aproxima-se a estrutura. Ler uma estória.
5º dia – E agora, já sei escrever? - Produção de uma pequena estória.


Destinatários: Crianças dos 8 aos 13 anos.

Duração: 10h
Data: 5, 6, 7, 8 e 9 de Abril 2010
Horário: das 10h30 às 12h30
Preço: 40€
Número mínimo de participantes: 4
Número máximo de participantes: 15


Orientadora: Prof. Susana Moura



Workshop de Cabaret

A longa História do Cabaret na cultura Ocidental não determina que este género esteja, de todo, esgotado na cultura contemporânea, pelo contrário, os acontecimentos internacionais continuam a favorecer a criação de espectáculos irreverentes, sarcásticos e comprometedores que apenas podem ser apresentados na clandestinidade da noite…
… quando o público deliciosamente embriagado permite que a sensualidade se instale no ar, e quando se permite fazer verdadeira crónica política e social. 

O Cabaret é um género de espectáculo de entretenimento que reúne em si comédia, canção, dança e teatro. O que distingue este género dos demais é o local em que o mesmo acontece, bar ou clube nocturno, com palco para os intérpretes e plateia habitualmente disposta em mesas onde se bebe. Muitos dos performers mais conceituados encontraram neste género a liberdade de fazer sátira política ou apenas leve  entretenimento. 
A figura de um Mestre de Cerimónias é imprescindível, é quem dá ao público um fio condutor do todo.
Objectivos gerais:
Esta formação visa estimular, em cada um dos participantes, todas as capacidades expressivas ao nível das
linguagens verbal e não verbal – dar acção à palavra e á voz mas também ao corpo e ao gesto. 

O Trabalho a desenvolver visa dotar os formandos de um conjunto de técnicas básicas para trabalho de Cabaret. Explorar-se-ão técnicas de Coreografia; Bufão; Clown; Play Back e Canto; Números Visuais;
Striptease; entre outros 

Desenvolver-se-ão exercícios práticos que visam estimular e desenvolver nos formandos a “disponibilidade”
necessária para qualquer trabalho que se destina a um público.
Objecitvos específicos:
· Desenvolver dinamicas de grupos;
· Melhorar a confiança e a presença em cena;
· Estimular as capacidades expressivas dos formandos;
· Potenciar a criação de energia e melhorar a projecção da voz e do corpo;
· Apurar a observação e a consciência do corpo, do gesto, do espaço físico e do ritmo ;
· Estimular a imaginação e a criatividade;
· Desenvolver a capacidade de improviso e de criação de personagens;
· Desenvolver capacidade de relação com o público.

Conteúdos programáticos:
· História e técnica de Cabaret
· Técnicas de aquecimento físico e vocal
· Exercícios de dinamicas de grupo
· Voz e respiração
· Criação de estereótipos
· Relação / Interacção com o público
· Animação de sala
· Improvisação
· Gags
· Coreografia
· Striptease
· Transformismo
· Maquilhagem e caracterização
· Visionamento de material audiovisual.
· Trabalho de texto, técnicas de quebrar formas de expressão verbal, a verdade e importância do
texto dito;
· Expressão corporal e movimento;
· A contracena e a cumplicidade com o ouvinte/publico;
· A construção de personagens;
· A construção de cenas.
· Apresentação Pública de Exercício Final
 

Destinatários: Todos os interessados em experienciar técnicas de cabaret.
Dar-se-á preferência a pessoas com experiência em teatro, dança e canto (profissional e amador).


Data/Horário:
· 5, 6, 7, 9, 12, 13, 14 e 16 de Abril das 19h00 às 22h00
· 10 e 17 (sábado) de Abril das 14h00 às 22h00
Duração: 36h
Preço: 180€
Número mínimo de participantes: 12
Número máximo de participantes: 15


Orientadores: Ruy Malheiro e Bruno Rodrigues





Clube do Jornal

E se os jornais fossem feitos por crianças? E se o João, de 8 anos, escrevesse um artigo sobre a educação nos dias de hoje? A Sara, que tem 10 anos, com certeza teria que o corrigir antes do texto seguir para a edição. E se o Diogo se revelasse um grande entrevistador? E se a nossa sociedade fosse olhada por jovens reportéres, como seriam as notícias fresquinhas que lemos de manhã? 
No Clube do Jornal levamos os mais jovens a descobrirem o mundo pelos olhos da Comunicação Social, através do espírito crítico, vivo e atento que é o jornalístico. Aqui é-se jornalista a sério/a brincar e enquanto se brinca seriamente, desenvolvem-se uma série de ferramentas importantes para o desenvolvimento humano e para o bom sucesso escolar.
Objectivos:
 Despertar o espírito crítico;
 Desenvolver as competências investigação/pesquisa;
 Gerar conhecimentos do funcinamento do mundo da informação;
 Desenvolver o espírito crítico;
 Desenvolver uma personalidade cultural/informada/consciente e envolvida com o que o rodeia;
 Desenvolver o discurso escrito e argumentativo.
Conteúdos:
· O que é o jornal? / Para quem é feito? / Como? O que é um artigo? - Vamos conhecer a estrutura
de um jornal;
· Distribuição das funções aos pequenos jornalistas;
· Selecção dos temas;
· Pesquisa em campo;
· Entrevista à personalidade escolhida;
· Redacção dos artigos;
· Revisão ortográfica;
· A publicação do nosso jornal.



Destinatários: Crianças dos 8 aos 15 anos.

Duração: 15h
Data: 5 a 9 de Abril de 2010
Horário: 2ª a 6ª - das 15h00 às 18h00
Preço: 45€
Número mínimo de participantes: 6
Número máximo de participantes: 15
Orientadora: Prof. Susana Moura


Orientadora assistente: Prof. Rita Duarte


 
Iniciação Teatral Formação de Actores
Em cada passo percorremos diversos caminhos,
em cada palavra viajamos o mundo,
em cada olhar transmitimos desejos,
em cada toque multiplicamos sensações,
em cada queda transcendemos a emoção,
em cada personagem sonhamos; com os pés no chão.
A formação e os seus objectivos:
Este curso visa estimular, em cada um dos participantes, todas as capacidades expressivas ao nível das  linguagens verbal e não verbal – dar acção à palavra e á voz mas também ao corpo e ao gesto. 
O trabalho a desenvolver com os formandos centrar-se-á na Preparação do Actor, sem deixar de potenciar nos mesmos noções básicas do espectáculo como um todo, que envolve todo um trabalho complexo de diferentes áreas, tal como a cenografia; dramaturgia; História do Teatro; figurinos e adereços; iluminação e som, apresentando, neste caso, um programa diversificado em termos de conteúdos a serem ministrados por um leque diversificado de profissionais colaboradores do CCPE.
Desenvolver-se-ão exercícios práticos que visam estimular e desenvolver nos formandos a “disponibilidade” necessária para qualquer trabalho que se destina a um público.
Pretende-se, em suma, dotar os formandos de ferramentas úteis para o início ou continuidade das actividades teatrais. E se, para uns, será o abrir de uma porta para um mundo novo, para outros será, certamente, uma oportunidade para melhorarem os seus conhecimentos.
Objectivos Primordiais:
· Desenvolver Dinâmicas de Grupos;
· Desenvolver e Melhorar a confiança e a presença em cena;
· Estimular as capacidades expressivas dos formandos;
· Desenvolver a capacidade de escuta de si mesmo e do outro;

· Activar a percepção dos impulsos internos e externos de forma a desenvolver a capacidade de interacção e reacção;
· Potenciar a criação de energia e melhorar a projecção da voz e do corpo;
· Apurar a observação e a consciência do corpo, do gesto, do espaço físico e do ritmo;
· Estimular a imaginação e a criatividade;
· Desenvolver a capacidade de improviso e de criação de personagens e de cenas;
· Desenvolver a importância da palavra e do texto. Conteúdos Programáticos:
· Técnicas de aquecimento físico e vocal;
· Exercícios de dinâmicas de Grupo e de desinibição;
· Exercícios de grupo com base em técnicas teatrais emotivas, instintivas, gavetinhas emocionais, etc.;
· Trabalho individual e em grupo;
· Voz e respiração;
· História do Teatro
· Dramaturgia
· Cenografia e Figurinos
· Abordagem a Luminotecnia e Sonoplastia
· Trabalho de texto, técnicas de quebrar formas de expressão verbal, a verdade e importância do texto dito;
· Expressão corporal e movimento;
· Técnicas de relaxamento e concentração;
· A estimulação dos sentidos;
· Improvisação – os jogos, as situações e os estados emocionais;
· A contracena e a cumplicidade com o ouvinte/publico;
· A construção de personagens;
· A construção de cenas.
Este Curso tem como meta final a apresentação pública de um Exercício Final, o contacto com o publico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos deve ser entendido como uma meta da Formação.
No decorrer da formação proceder-se-á a uma reflexão avaliativa do trabalho individual e colectivo, nos diversos momentos que os formadores considerem oportuno. No final, far-se-á uma avaliação de todo o processo.
 
- O plano de Programa e Carga Horária será entregue posteriormente aos inscritos.
Embora centrada a formação no Trabalho do Actor, a mesma ficaria incompleta se não possibilitasse, aos formandos, um contacto com o maior número possível de áreas que se reúnem num trabalho teatral. 
Neste sentido o programa prevê abordagens a áreas como a História do Teatro; Luminotecnia; Sonoplastia; Dramaturgia; Cenografia; Figurinos; Produção e Caracterização.
Na aposta de oferecer uma formação diversificada, transversal, multidisciplinar e o mais rica possível, contamos com vários profissionais que colaboram com regularidade com o CCPE. 
Pretende-se, desta forma, possibilitar aos formandos o contacto com o maior numero de profissionais possível, para que tenham contacto com diferentes abordagens às matérias.
 
Destinatários: Todos os interessados em experienciar e/ou aprofundar técnicas teatrais.

Idade mínima: 16 anos
Duração: 102 horas
Data: 5 de Abril a 26 de Junho de 2010
Horário: 2º, 4º e 6º das 19h00 às 22h00
Número mínimo de participantes: 6
Número máximo de participantes: 15
Preço: 450 €
Nota: Possibilidade de pagar em duas mensalidades de 225€ cada.
 
Orientadores: Luís Santos; Maria de Vasconcelos; Marta Silva; Rodrigo Almeida e Sousa; Ruy Malheiro; Susana Moura e Vanessa Silva

O retrato nos dias de hoje
Desde o inicio da pintura e do desenho, o retrato tem sido um tema recorrente. Hoje em dia continua a ser um dos temas mais importantes do desenho. Durante este curso vamos aprender a representar o retrato aprendendo estrutura, proporções, volumes e expressões faciais. O objectivo final será entender o que significam afinal determinadas expressões faciais e como representa-lo com fluidez. Para tal serão efectuados desenhos de retrato a partir de Modelo, Fotografias e Auto-retrato para quem quiser. 
Objectivos:
· Permitir a aquisição de técnicas básicas do desenho
· Desenvolver a capacidade de expressão através de elementos produtores de linha ou de mancha, possibilitando um desenvolvimento de marcas pessoais.
· Desenvolver a capacidade de observação.
· Desenvolver a memória visual.
· Aprender a estruturar o desenho do retrato ( proporções relativas entre elementos).
· Desenvolver o desenho da cabeça humana em qualquer posição.
· Aprender o significado de determinadas expressões faciais e como acentua-las no desenho.

 
Destinatários: maiores de 16 anos 

Duração: 36 horas
Data: 22 de Abril a 28 de Junho de 2010
Horário: Segundas e Quintas das 20h30 às 22h30
Preço: 220€
Nota: Possibilidade de pagar em duas mensalidades de 110€ cada.
Número mínimo de alunos: 5

Material:
Material obrigatório:
- 3 Lápis de grafite(HB, 2B e 6B)
- folhas de papel A4( de máquina)-umas 5 por aula
- folhas de papel A2( as que perfiro são as de cavalinho estranjeiro que podem ser adquiridas na papelaria
da Faculdade de Belas Artes, porém desde que a folha não seja muito fraquinha, não deverá haver
problema) - umas duas por aula
Material opcional:
- Tinta da china negra ou de cor
- Pincéis (de perferência da marca"da vinci" sintéticos, de cabo curto e pelo alaranjado) -nº 2 e 6
- carvão
- Lápis de carvão (Conté é o melhor mas ha outras marcs)
- pastéis de óleo
- pastéis secos
- Cera preta aguarelável
- Lápis de sanguina
- Lápis branco de pastel ou lápis de cor branco
- Caixa de aguarelas

Orientador: João Pires



A anatomia Humana no desenho
A anatomia humana costuma ser um dos maiores desafios para quem desenha. Neste curso vamos aprender a desmistificar esse facto e entender o desenho da figura em escorço. Irá ser dado um acompanhamento teórico a nível da anatomia que será posteriormente aplicado nos desenhos. Iremos desenhar pés, mãos,  posições complexas, posições simples, enfim de tudo um pouco, até que o desenho da figura humana seja tão simples como o de uma pêra ou maçã.
Objectivos:
· Permitir a aquisição de técnicas básicas do desenho
· Desenvolver a capacidade de expressão através de elementos produtores de linha ou de mancha, possibilitando um desenvolvimento de marcas pessoais.
· Desenvolver a capacidade de observação.
· Desenvolver a memória visual.
· Aprender como funciona a estrutura base óssea e muscular do corpo humano.
· Aprender a desenhar a figura humana com proporções correctas.
· Aprender a desenhar afigura humana em escorço.
· Descobrir os ritmos básico do desenho da figura humana.
· Desenvolver a expressão de uma determinada emoção através da posição do corpo.
· Aprender e desenvolver o desenho de movimento.

Destinatários: maiores de 16 anos.

Duração: 36 horas
Data: 27 de Abril a 25 de Junho de 2010
Horário: Terças e Sextas das 20h30 às 22h30
Preço: 220€
Nota: Possibilidade de pagar em duas mensalidades de 110€ cada.
Número mínimo de alunos: 5

Material:
Material obrigatório:
- 3 Lápis de grafite(HB, 2B e 6B)
- folhas de papel A4( de máquina)-umas 5 por aula
- folhas de papel A2( as que perfiro são as de cavalinho estranjeiro que podem ser adquiridas na papelaria
da Faculdade de Belas Artes, porém desde que a folha não seja muito fraquinha, não deverá haver
problema) - umas duas por aula
Material opcional:
- Tinta da china negra ou de cor
- Pincéis (de perferência da marca"da vinci" sintéticos, de cabo curto e pelo alaranjado)- nº 2 e 6
- carvão
- Lápis de carvão(Conté é o melhor mas ha outras marcs)
- pastéis de óleo
- pastéis secos
- Cera preta aguarelável
- Lápis de sanguina
- Lápis branco de pastel ou lápis de cor branco
- Caixa de aguarelas

Orientador: João Pires




CCPE – Centro de Criatividade Pró-Ensino
Travessa das Mercês nº26 2º – Bairro Alto
Tel: 210967875 / 919516896
http://www.ccpe.com.pt
Mail: contacto@ccpe.com.pt


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